A elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) deve ocorrer num ambiente de amplo e democrático processo de discussão de propostas. Além de audiências públicas, os interessados podem participar do processo de consulta popular por meio desta plataforma digital.

Faça sua Proposta


As sugestões do poder público e da sociedade civil serão divulgadas gradativamente neste site. Essas proposições vão embasar a proposta final do Plano, que acompanha o Projeto de Lei (PL) que será enviado à Assembleia Legislativa. É importante ressaltar que nem todas as sugestões serão incorporadas ao texto final do PL, sobretudo aquelas que não fizerem referência às Funções Públicas de Interesse Comum (FPICs) e não incorporarem a escala regional do plano.

Os cidadãos podem apoiar integralmente as contribuições do poder público, fazer comentários com observações e análises que contribuam para aperfeiçoar as colaborações existentes e formular novas propostas. Basta preencher um rápido cadastro (com nome, email e senha) para criar o seu login e começar a participar.

As propostas do poder público recebidas e os comentários devem ter enfoque regional, considerando o bem comum da região e de seus moradores. Espera-se a colaboração ativa da população, entendendo que o cidadão está muito mais próximo dos reais desafios do cotidiano da Região Metropolitana de Campinas, tais como transporte, habitação, saneamento, e meio ambiente, entre outros.

Daí a necessidade de sua contribuição nas discussões para aprimorar as propostas do PDUI, que busca melhorar a qualidade de vida de todos na região. Só assim será possível construir um espaço democrático que atenda as reais demandas regionais. 

Propostas já elaboradas (2018)

A sociedade civil poderá participar ativamente do processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI). Os interessados podem apresentar suas sugestões por meio desta plataforma digital do Plano.

Conheça todas as propostas já realizadas na primeira fase do PDUI-RMC: