Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) e Ministério Público se reuniram nesta terça-feira (16), em Campinas, para discutir o formato das audiências públicas do PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado), documento que norteará o desenvolvimento integrado e em caráter metropolitano das 20 cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas).

O diretor-executivo da Agemcamp, Benjamim Bill Vieira de Souza, recebeu o promotor de Justiça, Rodrigo Sanches Garcia, – que acompanha as ações para o desenvolvimento do plano – para discutir o assunto e, juntos, definiram que as a audiências acontecerão no formato híbrido, ou seja, com parte do público acompanhando presencialmente e outros participando à distância. As datas serão definidas posteriormente.

“As discussões em torno do PDUI foram paralisadas em decorrência da pandemia, mas é um assunto de extrema importância para a Região Metropolitana. Contudo, tomando todas as precauções, vamos acelerar o processo para que a nossa região se desenvolva e mantenha o seu papel de protagonismo”, enfatizou Bill. Também participou do encontro a diretora técnica-adjunta Juliana Villalba.

O PDUI, como instrumento legal de planejamento, estabelece diretrizes, projetos e ações para orientar o desenvolvimento urbano e regional, buscando reduzir as desigualdades e melhorar as condições de vida da população metropolitana. Também fixa as bases de atuação conjunta entre estados e municípios. Em dezembro, a Agemcamp assinou convênio com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) para conclusão do PDUI, em face da extinção da Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano).