Em reunião ordinária da Câmara Temática do PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado), os membros conheceram o estudo que vem sendo desenvolvido pela Emplasa, especialmente na área geográfica da Região. O resultado do trabalho apontará as sinergias e conflitos territoriais entre os municípios e poderá subsidiar a construção do Macrozoneamento regional, importante instrumento para o desenvolvimento do PDUI. A reunião aconteceu em Campinas, no dia 26 de abril.

A apresentação, feita pela arquiteta Mariana Martins e pela geógrafa Telma Amado, ambas da equipe técnica da Emplasa, abrangeu o mapeamento das macrozonas e os conceitos propostos para que os municípios da Região possam, posteriormente, compatibilizar seus Planos Diretores. Cada um dos membros da Câmara Temática recebeu o documento com os mapeamentos para análise e posterior aprovação.

De acordo com a Gerente de Desenvolvimento Urbano da Emplasa, Maria Ligia Wertheimer, o objetivo é compreender o ordenamento territorial de cada município dentro do contexto regional. “Nosso trabalho é fazer a leitura, o mapeamento e a análise das bases legais – basicamente os Planos Diretores e leis de Uso e Ocupação de Solo, completando, caso necessário, com outras leis municipais (Perímetro Urbano, Parâmetros urbanísticas, entre outros)”.

Além da apresentação da Emplasa, durante a reunião também foi definida a realização de oficinas de trabalho com os técnicos dos municípios, que serão divididas em três sub-regiões: em Campinas, Holambra e Nova Odessa, com datas ainda a serem definidas. Segundo Maria Ligia Wertheimer, as oficinas serão específicas para os municípios das sub-regiões. Ela ressalta a importância da adequação dos planos diretores dos municípios ao Estatuto da Metrópole.

Assessoria AGEMCAMP