A presença de imigrantes internacionais na Região Metropolitana de Campinas foi o assunto principal da pauta da reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC, realizada em 15/05 no município de Itatiba.

Para discutir as causas e consequências do fluxo migratório internacional na Região, os Prefeitos receberam o Atlas Temático “Observatório das Migrações em São Paulo”, desenvolvido pela Unicamp e pela Fapesp.

O trabalho foi apresentado pelo Magnífico Reitor da Unicamp – Prof. Dr. Marcelo Knobel e pela Prof. Dra. Rosana Baeninger, Presidente da “Cátedra Sergio Vieira de Melo”, criada com o objetivo de produção de conhecimento sobre o tema dos refugiados e o debate para desenvolvimento de políticas públicas voltadas a essa população.

Elaborado para mapear os novos fluxos migratórios no Brasil e acompanhar as tendências da migração internacional de 2000 a 2015, o Atlas traz informações do Sistema Nacional de Cadastro e Registros (Sincre), da Polícia Federal, do Ministério da Justiça, do Ministério do Trabalho e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

De acordo com a Prof. Dra. Rosana Baeninger, nos últimos 15 anos foram registrados 880 mil novos imigrantes no país. “Esse número traz desafios enormes em termos de políticas públicas, primeiro, pela diversidade das nacionalidades e depois porque a imigração já não está mais concentrada só nas metrópoles, mas também nos municípios de porte menor”, diz, ressaltando que, no período, dos 5.570 municípios brasileiros, 3.432 tiveram pelo menos um registro de imigrante internacional.

A Professora apresentou os números dos municípios da RMC. “Nota-se que existe um eixo de São Paulo em direção a Campinas, com destaque para os bolivianos nas cidades de Americana, Indaiatuba, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste, mas também do continente africano nos municípios da RMC”.

O Reitor da Unicamp – Prof. Dr. Marcelo Knobel, destacou a parceria com a Agemcamp nas ações da Cátedra e a proximidade com os municípios da Região para desenvolvimento das políticas públicas para a população imigrante.

“O apoio da Agemcamp tem sido fundamental para a Cátedra, no sentido de integrar os municípios da Região nessa questão dos refugiados, que tem atingido proporções relativamente grandes, com ações que possam acolhê-los da melhor forma”, enfatizou.

Para o Presidente do Conselho de Desenvolvimento e Prefeito de Nova Odessa – Benjamim Bill, “é importante conhecer o perfil dessa população para que se possa elaborar políticas públicas específicas que as integrem e que atendam às suas necessidades em todos os aspectos, principalmente na área educacional e de Saúde”. Ele trata o tema como primordial e oportuno neste momento. “Este trabalho vem ao encontro de uma grande necessidade atual dos municípios, que têm recebido cada vez mais pessoas em situação de refúgio”, ressalta Benjamim Bill.

A lista com as informações do fluxo migratório internacional em cada município da RMC estão em anexo. Mais informações a respeito do tema podem ser obtidas no trabalho da Unicamp e da “Cátedra Sergio Vieira de Melo” nos links: http://www.nepo.unicamp.br/publicacoes/livros/migracoes_sul_sul/migracoes_sul_sul.pdf e http://www.acnur.org/portugues/catedra-sergio-vieira-de-mello/

PROGRAMA SAÚDE EM AÇÃO

As ações na área de Saúde também foram destaque na reunião do Conselho. A Vice-coordenadora do Programa Saúde em Ação – Fátima Palmeira Bombarda – e a gestora da área da arquitetura e engenharia do programa – Maria Cristina Jotten – apresentaram o cronograma das obras e o processo de entrega das novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) aos municípios da RMC, que inclui finalização das obras, entrega de materiais, vistoria, capacitação da equipe e inauguração.

Até o momento, duas unidades foram entregues pelo programa na Região: em Sumaré, UBS ESF Bordon e CAPS AD Sumaré; em Campinas, o Centro de Saúde Santos Dumont.

De acordo com o cronograma, serão entregues ainda no primeiro semestre de 2018: CAPS Arte e Vida (Americana); UBS Jd. Conservani (Artur Nogueira); CAPS Nise da Silveira e UBS Dr. Henrique (Cosmópolis); CS Satélite Íris I (Campinas); UBS Jd. Amanda (Hortolândia); ESF Santa Margarida (Holambra); UBS Igor César e UBS Maria Ribeiro (Monte Mor); UBS Manoel de Oliveira (Nova Odessa); UBS Margarida (Pedreira); CAPS AD e UBS Elias do EX (Santa Bárbara d’Oeste) e ESF Veccon (Sumaré).

A Diretora Executiva da Agemcamp – Ester Viana – ressalta que o programa Saúde em Ação é uma parceria inédita entre o Governo do Estado de São Paulo, o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e os 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas.

AGEMCAMP