Com objetivo de apresentar o plano de trabalho e definir o cronograma da elaboração do PDUI-RMC (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado), a Agemcamp promoveu em sua sede, em Campinas, mais uma reunião com os membros da Câmara Temática Especial.

A reunião aconteceu em 1º de fevereiro e teve a presença dos técnicos, diretores e secretários municipais, da diretoria da Agemcamp, da Emplasa e da Unicamp.

O cronograma e o plano de trabalho foram apresentados pela equipe da Emplasa ─ Maria Ligia Wertheimer e Eugênio Senese Neto, com a participação das assessoras técnicas Fernanda Costa e Eloisa Rolim.

De acordo com as informações da Gerente de Desenvolvimento Urbano, Maria Ligia Wertheimer, o PDUI-RMC será desenvolvido em duas etapas, sendo que a primeira se caracteriza pela elaboração dos conteúdos técnicos, com diagnóstico para identificação das demandas e potencialidades do desenvolvimento metropolitano, objetivos, diretrizes e macrozoneamento, até chegar à fase de elaboração da minuta de Projeto de Lei, já que o Estatuto da Metrópole determina que o Plano seja transformado em lei.

A segunda etapa destina-se ao processo participativo, com mobilização social, realização de oficinas técnicas para refinamento do diagnóstico regional e audiências públicas para discussão e validação junto à sociedade civil. A elaboração do PDUI terá como eixos estruturantes as áreas de Planejamento e Uso do Solo, Mobilidade (transporte público e logística), Meio Ambiente, Saneamento e Defesa Civil, Habitação e Desenvolvimento Econômico.

Além do trabalho da Emplasa, a Unicamp será responsável pelo desenvolvimento dos estudos demográficos e econômicos do PDUI, por meio do NEPO (Núcleo de Estudos da População).

Serão feitos diagnósticos e análises da economia regional, incluindo evolução dos PIBs regional e municipal, e por setor (industrial, agropecuária e serviços na RMC).

Também serão feitas análises sociodemográficas (índice de envelhecimento, distribuição etária, etc), crescimento e redistribuição espacial da população (crescimento populacional, densidade demográfica, migração, etc), reprodução e condições de saúde (fecundidade, mortalidade, internação hospitalar, etc), entre outras análises.

A apresentação dos primeiros trabalhos da Unicamp foi feita pelos Professores Doutores José Marcos P. Cunha (Coordenador do Projeto) e Humberto Miranda, com a participação do Professor Doutor Alberto Jakob (Coordenador do NEPO/Unicamp) e do Doutorando em Economia, Leonardo Rodrigues.

Câmara Temática Especial do PDUI

A Câmara Temática Especial do PDUI foi criada em 2015 e desde então vem reunindo constantemente os técnicos municipais. Nestas reuniões foi elaborado o Termo de Referência que norteará todo o trabalho. “Todas as ações são definidas em conjunto com os municípios, de forma integrada com a Região”, explica a Diretora Executiva da Agemcamp, Ester Viana, ressaltando que “por consenso, várias Câmaras Temáticas da RMC deverão ser chamadas para discussões, como forma de contribuir com aspectos técnicos ao Plano”.

Agemcamp
Ana Paula Santos