A Região Metropolitana de Campinas avança na execução do PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado), documento que norteará o desenvolvimento integrado e em caráter metropolitano das 20 cidades da região. Nesta quarta-feira (24), em reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento da RMC em Vinhedo, o presidente do órgão e prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia, defendeu o compromisso da redação final de um documento que se transformará em Lei antes do prazo limite estabelecido – 31 de dezembro de 2021.

Na RMC, o PDUI é executado pela Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano), Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e estabelecerá diretrizes relacionadas à Urbanização, Meio Ambiente, Segurança, Habitação, Saneamento, Educação, Resíduos Sólidos, entre outros.

Durante a reunião, o assunto foi detalhado pelo presidente da Emplasa, Dr. Luiz José Pedretti, pela diretora executiva da Agemcamp, Ester Viana, e pelo subsecretário Estadual de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita.

Para o presidente da RMC, Denis Andia – que também é membro do Comitê Executivo do PDUI -, embora o prazo de entrega do documento tenha sido estendido em decorrência de alterações no Estatuto da Metrópole, é necessário um engajamento das autoridades municipais e estaduais. “Acredito que deva haver um grande compromisso para que este novo prazo seja apenas burocrático. Na prática devemos acelerar o processo para que a nossa região se desenvolva e mantenha o seu papel de protagonismo”, analisou.

Já na próxima semana, a Câmara Temática criada para estudos e execução do PDUI se reunirá para estabelecer novas diretrizes visando a sequência de todo o processo.

Mutirão de combate à dengue e gerenciamento de resíduos sólidos.

Também na reunião desta quarta-feira os membros do Conselho de Desenvolvimento da RMC abordaram assuntos relacionados ao 3º Mutirão Regional de Combate ao Aedes Aegypti, promovido pela EPTV em parceria com as prefeituras da região.

O diretor de relações institucionais da EPTV, Paulo Brasileiro, falou sobre a iniciativa que ocorrerá no próximo sábado (27) com o objetivo de promover um dia com envolvimento regional para o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Outro assunto debatido foi o gerenciamento dos resíduos sólidos em toda a região. Na ocasião, o coordenador de resíduos sólidos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Luigi Longo, comentou sobre a necessidade da corresponsabilidade do cidadão com relação aos resíduos gerados e também sobre o pensamento metropolitano do assunto, com uma gestão integrada para atração de investimentos e execução de novas ações práticas.

Eder Henrique Chamorra