A RMC (Região Metropolitana de Campinas) é a segunda do Estado que mais recebeu investimentos da Desenvolve SP (Agência de Desenvolvimento Paulista para projetos inovadores.

Em quatro anos, as pequenas e médias empresas da região somam R$ 14,7 milhões em empréstimos tomados exclusivamente para projetos inovadores, ficando atrás apenas da Grande São Paulo.

“Vale destacar ainda que região é também a segunda no estado em número de empresas inovadoras financiadas: 11 no total”, diz Rafael Bergamaschi, gerente de negócios da Desenvolve SP. Os recursos foram demandados por empreendedores de Campinas, Santa Barbara dOeste, Valinhos e Vinhedo.

Para Bergamaschi, Campinas reúne características únicas para os empreendedores mais inovadores. “Ocupando o 6º lugar como região metropolitana mais rica do Brasil, a região metropolitana de Campinas é geograficamente privilegiada por contar com importantes sistemas viários e aeroportuários, além de diversos institutos de pesquisa e tecnologia, aceleradoras, incubadoras e universidades de ponta. Um ecossistema perfeito para quem deseja inovar”, diz.

EXEMPLOS

Embora a região abrigue gigantes da tecnologia como 3M, Moville e Bosh, as startups e PMEs locais ganham cada vez mais espaço no mercado global e confirmam a fama inovadora da região. “A Expertia, de Campinas é um exemplo”, comenta Bergamaschi. A pequena empresa, que buscou um financiamento da Desenvolve SP, lançou um software de gestão de reservas de hotéis.

Com o surgimento dos sites de reserva e aluguel de quartos, José Roberto Mesquita Filho, sócio-gerente da Expertia, explica porque a sua inovação deve agradar o setor hoteleiro. “É uma ferramenta que otimiza todas as etapas do processo de reserva e operação de hotéis, além de permitir a integração entre canais de vendas on-line e off-line, melhorando a gestão e a qualidade do atendimento aos clientes”. A empresa também desenvolve soluções tecnológicas para a gestão de Turismo e Zeladoria de Bairros.

O segmento de saúde também vem ganhando destaque. A Biocam, empresa de Campinas referência no desenvolvimento de equipamentos hospitalares inovadores, lançou no mercado um painel inteligente que, quando instalado na cabeceira dos leitos hospitalares, fornece informações essenciais de controle e monitoramento de pacientes, como pressão arterial, consumo de gases medicinais, temperatura crítica, sensor de queda, entre outros.

Batizado de KONEK, a solução foi financiada pela Desenvolve SP. “Utilizamos os recursos obtidos para elaborar um design adaptável aos ambientes hospitalares e também para uma versão intelligence, que conta com sensores de Internet das coisas (IoT) para transmitir dados do paciente em tempo real, permitindo uma melhor gestão dos prontuários médicos aos profissionais de saúde”, explica Rogério Ulbrich, CEO da Biocam.

Fonte: A Cidade ON
Link: https://www.acidadeon.com/campinas/cotidiano/cidades/NOT,0,0,1406508,rmc+e+segunda+do+estado+em+financiamento+de+projetos+inovadores.aspx