A Região Metropolitana de Campinas deu início nesta quinta-feira (19 de abril) a mais um importante passo no processo de seu desenvolvimento integrado. Em resposta ao convite da AGEMCAMP para o primeiro seminário sobre o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), cerca de 250 pessoas compareceram ao auditório da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em Campinas, entre elas muitos representantes da sociedade civil organizada e de entidades de classe de grande representatividade, ligadas ao tema.

O evento foi conduzido pelo Presidente do Conselho de Desenvolvimento e Prefeito de Nova Odessa – Bejamim Bill Vieira de Souza e pela Diretora da Agemcamp – Ester Viana, além da presença do Subsecretário de Assuntos Metropolitanos – Edmur Mesquita, Prefeitos da Região, secretários e técnicos municipais. O Ministério Público de Campinas também acompanhou o seminário, por meio do Promotor de Justiça Dr. Valcir Paulo Kobori e do Promotor do Gaema (Grupo de Ação Especial em Defesa do Meio Ambiente), Dr. Rodrigo Sanches Garcia, que tem acompanhado o andamento e reuniões sobre o Plano.

O seminário teve início com a palestra do Presidente da Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano) – Luiz José Pedretti, sobre os aspectos legais para elaboração do PDUI e também a importância da governança metropolitana. Já o Plano em si e seus desdobramento foram apresentados pela Gerente de Desenvolvimento Urbano da Emplasa – Maria Ligia Wertheimer.

Os representantes da sociedade civil também foram ouvidos, com questionamentos e contribuições. A Diretora Executiva da Agemcamp explica que “um dos objetivos também dessa abertura é para a participação da sociedade civil no comitê gestor, que acompanhará todo o desenvolvimento do Plano; várias entidades se inscreveram”.

De acordo com o Presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC – Prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, a “a participação da sociedade civil é fundamental para o desenvolvimento do plano regional”. Em sua fala, o Subsecretário de Assuntos Metropolitanos defendeu o avanço no processo de governança metropolitana, destacou a gestão integrada na Região Metropolitana de Campinas e ressaltou a importância do seminário. “O PDUI exige um grande processo de pactuação entre diversas formas de pensamento, envolvendo toda a sociedade, com poder público, entidades, universidades, para se estabelecer com clareza os objetivos que queremos alcançar, pensando no sentido de que a Região se desenvolva de forma a oferecer mais qualidade de vida a todo cidadão metropolitano”.

O Portal do PDUI está acessível pelo endereço: https://rmc.pdui.sp.gov.br/

Assessoria de Imprensa Agemcamp